Por que uma LME causa problemas na bexiga?
A bexiga, que armazena urina, é controlada pelo sistema nervoso. Quando você tem uma lesão medular, é possível que os nervos controlando sua bexiga estejam lesionados e, como resultado, a função de bexiga é afetada. Algumas pessoas acham que precisam urinar com mais frequência ou urgência, algumas apresentam vazamento de urina, enquanto outras têm dificuldade no esvaziamento da bexiga.
Como os problemas de bexiga podem afetar meu estilo de vida?
O fato de não esvaziar sua bexiga regularmente pode causar infecções. As infecções começam na bexiga, mas podem subir para os rins e causar uma lesão renal séria. Mesmo pequenas quantidades de urina residual na bexiga podem causar infecções.
Outro problema pode ser a falta de controle sobre a vontade de urinar, podendo causar vazamento. Isso pode provocar maus odores que levam ao constrangimento. Por isso, é importante cuidar de sua bexiga de uma forma que traga o menor impacto sobre a sua vida cotidiana.
Como posso lidar com meus problemas na bexiga?
Há uma série de métodos e produtos disponíveis para ajudar a controlar seus problemas na bexiga. Tais produtos incluem cateteres, cateteres externos (para homens) e produtos absorventes. Procure o produto certo ou entre em contato com o atendimento ao cliente da Coloplast para obter ajuda.
O que é um cateter?
Um cateter pode ser usado para garantir que a bexiga seja esvaziada por completo. Um cateter é um tubo fino e flexível inserido na bexiga através da uretra para permitir que a urina seja drenada.
Por que é importante esvaziar minha bexiga?
Não esvaziar sua bexiga regularmente pode provocar infecções. As infecções começam na bexiga, mas podem subir para os rins e causar uma lesão renal séria. Mesmo pequenas quantidades de urina residual na bexiga podem causar infecções.
Posso simplesmente esvaziar minha bexiga pela manhã e à noite?
Não. Você deverá seguir a programação recomendada por seu médico. Via de regra, a bexiga deve ser esvaziada pelo menos quatro a seis vezes por dia.
Posso ingerir menos líquidos para não ter de esvaziar minha bexiga tão frequentemente?
Não. É importante que você beba líquidos suficientemente. A ingestão de líquido mantém o sistema urinário limpo e saudável.
O que devo fazer se a urina tiver aparência turva ou escura, ou se tiver um odor diferente?
Você pode ter uma infecção. Converse com seu médico ou enfermeiro.
O uso do cateter provoca dor?
Não. Você pode sentir um pouco de pressão quando o cateter entra. Se sentir desconforto ou lhe parecer difícil passar o cateter, faça um pequeno intervalo. Tente relaxar respirando fundo ou tossindo. Avise seu médico ou enfermeiro se achar o procedimento doloroso.
O que devo fazer se apresentar infecções do trato urinário com frequência?
Usar um cateter intermitente de fato aumenta o risco de infecções do trato urinário. Entretanto, em comparação com outros tipos de cateter, como os cateteres permanentes (cateterização), os cateteres intermitentes apresentam menor probabilidade de causar infecções do trato urinário. Existem formas de reduzir o risco de infecções do trato urinário:
- Beba mais líquidos durante o dia – o princípio aqui é simplesmente lavar o trato urinário, ajudando você a continuar o cateterismo
- Certifique-se de que a bexiga seja esvaziada completamente sempre que proceder o cateterismo
- Aumente o número de cateterismos diários
- Assegure-se de que suas mãos e equipamento estejam limpos para o cateterismo
- Reavalie sua técnica de cateterismo intermitente (inserir link para animação)
O que devo fazer se minha urina continuar vazando?
O vazamento de urina pode ocorrer por diferentes motivos:
- Uma infecção do trato urinário pode causar vazamento de urina. Se suspeitar de infecção, você deve procurar seu médico. Os sintomas típicos a considerar são:
- Urina escura e com odor forte
- Urina turva
- Sangue na urina
- Febre/sudorese
- Espasmos na bexiga
- Aumento das contrações musculares na perna
- Também pode ocorrer vazamento se você não se cateterizar com frequência suficiente (menos de quatro vezes por dia). Você deve:
- Considerar fazer o cateterismo com mais frequência para evitar a formação de pressão na bexiga
- Certificar-se de que a bexiga seja esvaziada completamente sempre que proceder o cateterismo
- Reavaliar sua técnica de cateterismo intermitente
- Se estiver fazendo o cateterismo mais de sete vezes ao dia e, ainda assim, continuar apresentando problemas de vazamento de urina, você deve consultar seu médico
- A urina poderá vazar se você tiver espasmos/contrações involuntários na bexiga (não causados por ITU [infecção de trato urinário]). Você deve:
- Conversar com seu médico sobre as possibilidades de prescrição de medicamento para o relaxamento da bexiga
Se o vazamento ocorrer principalmente durante a prática de exercícios físicos, você deverá considerar fazer o cateterismo antes de começar a se exercitar.