A bexiga
Por que a esclerose múltipla causa problemas na bexiga?
A bexiga, que armazena urina, é controlada pelo sistema nervoso. Como a esclerose múltipla provoca lesão nos nervos, a função da bexiga pode ser afetada. Algumas pessoas acham que precisam urinar com mais frequência ou urgência, enquanto outras têm dificuldade no esvaziamento da bexiga. Algumas pessoas com esclerose múltipla podem apresentar incontinência urinária ocasional.
Como os problemas na bexiga podem afetar minha saúde?
O fato de não esvaziar sua bexiga regularmente pode causar infecções. As infecções começam na bexiga, mas podem subir para os rins e causar uma lesão renal séria, que pode danificar os rins. Mesmo pequenas quantidades de urina residual na bexiga podem causar infecções.
Outro problema pode ser a falta de controle na urgência em urinar, deixando a urina vazar involuntariamente. Encontrar uma forma de controlar seus problemas de bexiga poderá ajudá-lo a continuar saudável e confiante.
O que posso fazer para controlar meus problemas na bexiga?
Há diversos métodos e produtos disponíveis, entre os quais, cateteres, cateteres externos (para homens) e produtos absorventes. Peça ajuda para encontrar o produto certo para as suas necessidades. (link para encontrar o produto certo).
O que é um cateter?
O cateter é um tubo fino e flexível inserido na bexiga através da uretra para permitir que a urina seja drenada.
O uso do cateter provoca dor?
Não. Você pode sentir um pouco de pressão quando o cateter entra. Se sentir desconforto ou lhe parecer difícil passar o cateter, faça um pequeno intervalo. Tente relaxar respirando fundo ou tossindo. Avise seu médico ou enfermeiro se achar o procedimento doloroso.
Posso simplesmente esvaziar minha bexiga pela manhã e à noite?
Não. Você deverá seguir a programação recomendada por seu médico. Via de regra, a bexiga deve ser esvaziada pelo menos quatro a seis vezes por dia.
Posso ingerir menos líquidos para não ter de esvaziar minha bexiga tão frequentemente?
Não. É importante que você beba líquidos suficientemente. A ingestão de líquido mantém o sistema urinário limpo e saudável.
O que devo fazer se a urina tiver aparência turva ou escura, ou se tiver um odor diferente?
Você pode ter uma infecção. Converse com seu médico ou enfermeiro.
O que devo fazer se apresentar infecções do trato urinário com frequência?
Usar um cateter intermitente aumenta o risco de infecções do trato urinário. Entretanto, em comparação com outros tipos de cateter, como os cateteres permanentes (cateterização), os cateteres intermitentes apresentam menor probabilidade de causar infecções do trato urinário. Existem formas de reduzir o risco de infecções do trato urinário:
- Beba mais líquidos durante o dia – o princípio é simplesmente lavar o trato urinário, ajudando você a continuar o cateterismo
- Certifique-se de que a bexiga seja esvaziada completamente sempre que proceder o cateterismo
- Aumente o número de cateterismos por dia
- Assegure-se de que suas mãos e equipamento estejam limpos para o cateterismo
- Reavalie sua técnica de cateterismo intermitente (inserir link para animação)
O que devo fazer se minha urina continuar vazando?
O vazamento de urina pode ocorrer por diferentes motivos:
- Uma infecção do trato urinário pode causar vazamento de urina. Se suspeitar de infecção, você deverá procurar seu médico. Os sintomas mais típicos que devem ser identificados são:
- Urina escura e com odor forte
- Urina turva
- Sangue na urina
- Febre/sudorese
- Espasmos na bexiga
- Aumento das contrações musculares na perna
- Se você se cateterizar menos de quatro vezes por dia, pode haver vazamento, pois não usou o cateter na frequência recomendada.
- Considere realizar o cateterismo com frequência, para evitar a formação de pressão na bexiga
- Certifique-se de que a bexiga seja esvaziada completamente sempre que proceder o cateterismo. Reavalie sua técnica de cateterismo intermitente (inserir link para animação)
- Se estiver fazendo o cateterismo mais de sete vezes ao dia e, ainda assim, continuar apresentando problemas de vazamento de urina, você deve consultar seu médico (ver abaixo)
- A urina poderá vazar se você tiver espasmos/contrações involuntários na bexiga (não causados por ITU [infecção de trato urinário]).
Converse com seu médico sobre as possibilidades de prescrever algum medicamento para o relaxamento da bexiga
- Se o vazamento ocorrer principalmente durante a prática de exercícios físicos, você deverá considerar fazer o cateterismo antes de começar a se exercitar.
O intestino
Por que a esclerose múltipla causa problemas de intestino?
As terminações nervosas no reto ajudam a alertar as pessoas sobre a necessidade de defecar quando as fezes entram no reto. Em pessoas com esclerose múltipla, essa mensagem pode se perder ou estar incompleta, aumentando o risco de problemas intestinais, como constipação, vazamento intestinal ou uma combinação de ambos. Certos medicamentos comumente prescritos para a esclerose múltipla também podem aumentar a probabilidade de constipação.
Como os problemas intestinais podem afetar meu estilo de vida?
O vazamento intestinal e a constipação podem ser bastante desconfortáveis, além de terem um impacto significativo na qualidade de vida. Além do desconforto físico e da sensação de flatulência, você se preocupa com a possibilidade de um acidente em público.
Por isso, é importante descobrir uma forma de controlar seus problemas de intestino.
O que posso fazer para controlar meus problemas de intestino?
Problemas de intestino muitas vezes podem ser melhorados alterando-se a dieta. Existem também medicamentos de vários tipos que podem ajudar. A irrigação transanal pode ser usada para ajudar a prevenir a constipação e vazamento intestinal. Leia mais sobre irrigação transanal. (link para a página do produto Peristeen)
O que é irrigação transanal?
Irrigação transanal é a introdução de água no intestino através de um cateter retal. A água estimula e lava o intestino removendo as fezes e esvaziando a parte inferior do intestino. É importante adotar essa prática regularmente para evitar a constipação e o risco de acidentes intestinais.
Com que frequência devo fazer a irrigação?
Para a maioria das pessoas, uma vez a cada um ou dois dias é suficiente. É importante fazê-la regularmente para evitar a constipação e o risco de acidentes intestinais. Recomenda-se obedecer a uma rotina regular, ao invés de fazer muitas mudanças. Com o tempo e prática, você descobrirá o que funciona melhor para você. Em caso de dúvidas, peça ajuda ao seu médico ou enfermeiro.
Em que horário é melhor fazer a irrigação?
Procure adotar uma rotina que possibilite fazer a irrigação aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Comer e beber contribui para o funcionamento normal do intestino, portanto, cerca de 30 minutos após as refeições é um bom momento. Mas não tenha medo de mudar um pouco sua rotina para adaptá-la a seus hábitos diários.
Posso viajar com o equipamento de irrigação transanal?
Sim – lembre-se de levar seu sistema de irrigação com vários cateteres descartáveis, pois talvez eles não sejam vendidos em todos os lugares. Se for usar o sistema no exterior, use água engarrafada ou água fervida e resfriada em locais onde a água de torneira não é segura para beber. Lembre-se de que, em diferentes fusos horários, seu corpo pode demorar um pouco para se adaptar a uma nova rotina. Também é possível que você venha a comer alimentos diferentes que poderão afetar seu intestino.
O processo é doloroso?
Não, a irrigação transanal normalmente não provoca dor e é perfeitamente segura. Entretanto, pode ser um pouco estranho inicialmente. Se você sentir desconforto ao bombear a água para dentro, pare um pouco e depois continue. Se você sentir dor, pare a irrigação imediatamente, esvazie o balão e remova o cateter. Se a dor persistir, peça ajuda ao seu médico ou enfermeiro.
Há algum risco ou complicação?
Algumas pessoas apresentam problemas leves, como desconforto e um pouco de sangramento. Se o cateter não for colocado corretamente, ele pode perfurar ou cortar o intestino, mas o risco é muito pequeno se você seguir as instruções de seu médico ou enfermeiro.
O que devo fazer se houver vazamento entre as irrigações?
Se tiver um vazamento intestinal entre as irrigações, a causa pode ser um esvaziamento insuficiente de seu intestino provocado por constipação ou fezes endurecidas. Também é possível que você esteja usando demasiada água durante a irrigação. Entre em contato com seu médico ou enfermeiro para ajudá-lo a adaptar-se ao seu plano intestinal. Um plug anal Peristeen® poderá ajudar se o problema persistir.