O cálculo renal ocorre em 10% da população com idades que variam entre 20 e 60 anos, sendo que os homens são duas vezes mais suscetíveis à desenvolver a condição do que as mulheres. A taxa de novos casos está aumentando nos países desenvolvidos. As principais causas dos cálculos renais são má alimentação e pouca ingestão de líquidos. Eles também pode ser causados por certas condições metabólicas.
O tamanho dos cálculos - ou pedras - pode variar desde um grão de areia a vários centímetros, com os cálculos maiores sendo os coraliformes. Os principais sintomas são hematúria, dor e infecção, com crises de cólicas renais comuns o suficiente para representarem 2% das internações em unidades de emergência.
Opções de tratamento
Pequenos cálculos podem ser eliminados espontaneamente por meios naturais. No entanto, se o cálculo não for eliminado em um período de tempo razoável ou se for doloroso, será necessária cirurgia. O método de operação depende do tamanho, localização e natureza do cálculo.
Porgès Coloplast oferece uma vasta gama de produtos descartáveis para procedimentos endourológicos e percutâneos, incluindo extratores de cálculos Dormia®, Duplo J, cateteres ureterais, cateteres de acesso uretral, fios guia e kits de nefrostomia percutânea.
Após o tratamento dos cálculos renais, é importante identificar e tratar os fatores de risco associados à formação de cálculos renais pelo paciente. Isso é feito através da realização de uma avaliação metabólica, que envolve a análise dos cálculos e a condução de uma pesquisa sobre a dieta e exames biológicos.
Saiba mais sobre as opções de tratamento para cálculos renais da Porgès Coloplast.
Download Diretrizes de dieta para urologistas (pdf 1,347Kb)